domingo, 28 de setembro de 2008

Mais fotografias no site


Desta vez, aproveitando uma feira de automóveis clássicos, fui na companhia do meu amigo Francisco Amaral, visitar a exposição patente na Exponor.

Para além de ter encontrado também os meus velhos amigos Zé Medeiros e Luis "Franks", o que me deu imenso prazer, andei a bater umas chapas a pormenores, pois que dentro do pavilhão nao dava para tirar a mais nada, devido aos fundos indesejaveis que apanhava. O Xico bem me dizia " oh pá, depois cortas " mas como sou "quadrado" nestas coisas fotográficas, pois tirei ao que se enquadrava no meu modo de fotografar.

Fui munido somente de 2 objectivas, que transportei dentro do meu colete de fotógrafo, o qual estava esquecido há muitos anos dentro de um armário, sendo que utilizei quase sempre a minha excelente Nikkor 85mm f/1.8 e por duas vezes a Sigma 10-20mm. E apoiei sempre a D200 no meu tripé Manfrotto. Nada como compor ao milimetro as imagens.

Mais uma vez chego à conclusão de que uma lente "prime" de distancia focal fixa, é sempre melhor que qualquer zoom e as imagens são disso exemplo. Tenho de renovar, quando me for possivel, o meu parque de "objectivas ", para abandonar de uma vez por todas as zooms, por muito boas que elas sejam.

As imagens podem ser vistas aqui 

Espero que gostem. Eu gostei e vou repetir.A próxima paragem será no Auto Museu da Maia.

terça-feira, 23 de setembro de 2008

Leica S2 - A Leica "acordou "...?

Pois é, parece que sim, parece que a Leica acordou mesmo e ressuscitou.

A nova DSLR da marca - anunciada hoje e concebida na Alemanha, ora pois - promete muito, pelo menos no papel.

Primeira novidade: a S2 não será uma full-frame,...mas terá um sensor ainda maior que uma full-frame - 56% maior - com 45x30mm e terá 37,5 Megapixeis. Pelo tamanho do sensor, fica entre um full-frame - 36x23.9mm - e um "meio formato" - 48x36mm.

Sensor maior, maiores os pixeis, sendo que a densidade por cm2 deverá ser igual às full-frame topo de gama das outras marcas. À priori, deverá estabelecer critérios de performance em termos de qualidade de imagem muito para além das "full-frame" topo de gama actuais.

O sensor é um CCD - em vez de um CMOS ( temos pena ) - e a máquina é um "monstro" porque é mesmo enorme - muito a meu gosto, diga-se - e é direccionada ao mercado dos profissionais sem dúvida alguma , até porque o preço deverá "acompanhar" o tamanho do "animal".

Será acompanhada por nove novas objectivas da Leitz/Leica - dispensam quaisquer apresentações, devido à mais do que reconhecida qualidade das mesmas ( e porventura fabricadas em V.N.Famalicão ) - que vão desde os 24mm aos 210mm, sendo que só existirá uma zoom - 39~90mm - e uma 30mm "tilt & shift". De notar uma super rápida 50mm Noctilux f/0.95 - sim leram bem, f/0.95 - e duas Summilux f/1.4, uma de 21 mm e outra de 24 mm. De objectivas estamos conversados, não estamos ? Claro que estamos. Eu até estou parvo. Uma 50mm f/0.95, meus senhores e minhas senhoras, gostava eu de fotografar com uma "velocidade" destas.

O sistema terá também dois obturadores, o normal obturador de plano focal dentro da máquina e obturadores de folha dentro das objectivas para sincronizações altas com flash.

No fundo o que a Leica fez, foi juntar numa só máquina os parametros de performance de uma camara de médio formato com a ergonomia e usabilidade de uma camara tamanho "35mm".

A ver vamos no que isto vai dar, sendo que pessoalmente nao me acredito que a Leica, com todo o nome e misticismo que a marca tem, fosse meter uma argolada se nao soubessem mesmo o que estão a fazer. Seria a morte deles, mas por vezes há surpresas desagradaveis.

Se eu ganhasse o euromilhões, podem ter a certeza que comprava o sistema completo: máquina, objectivas e punho. Sempre sonhei um dia dedicar-me ao médio formato e esta seria sem dúvida a minha opção.

Aguardemos com serenidade...os resultados, nao o euromilhões ! Podem ve-la aqui

sábado, 20 de setembro de 2008

Fast Stone Image Viewer 3.6

Saiu a versão 3.6 do FSIV.

Não sendo um programa direccionado para a edição de imagem - apesar de se poderem editar imagens de forma simples - é contudo um excelente browser de imagens e nao só. 

Muito completo a nivel de funcionalidades geralmente afectas a este tipo de programas, continua a ser o meu preferido para navegar nas imagens que tenho, - usei ultimamente o XNView mas de um modo geral e para o fim a que se destina, prefiro o FSIV - podendo abrir a partir dele, os programas de edição que uso, nomeadamente o Gimp e o Capture NX.

Leve no sistema, muito customizavel, é um programa que vale a pena ser descoberto.

Podem encontrá-lo aqui

A fotografia requer paciencia e determinação

Já aqui disse num post anterior, que a fotografia pouco mudou, sendo que a fotografia digital é mais uma conveniência de processos do que uma filosofia em si.

Há uns tempos atrás falando com alguém que se dedica também à fotografia, ouvi que tudo era muito bonito mas que depois o "revelar" a imagem no "laboratório digital" é que seria importante, senão o mais importante de tudo.

Retorqui que assim não era. A imagem - seja analógica ou digital - nasce na máquina fotográfica e tão melhor será a todos os niveis quanta mais paciência tenhamos no momento em que a estamos a compor e a ajustar em termos de medições.

Após isto, obviamente que a mesma tem de ser "revelada" , especialmente se for capturada em "cru", sem qualquer tratamento por parte do "processador" da máquina fotográfica. E obviamente que ao fazermos esta revelação devemos não só conhecer a fundo o software que temos, como também termos a noção no que, em que e quanto devemos "mexer".

E isto ,este trabalho de "revelação" digital, leva o seu tempo e requer muita paciencia e determinação por parte do fotógrafo, sendo que quanto mais tempo gastarmos na captura, menos tempo estaremos sentados à frente do computador.

E mesmo assim...a coisa demora tempo. Mas este tempo gasto desde a captura até ao resultado final após o processamento da imagem, é para mim o encanto da fotografia digital, tanto quanto eram as horas que passava na minha camara escura analógica, há muitos anos atrás.

quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Nikon Coolpix P6000

A Nikon lançou a sua nova compacta, a Coolpix P6000, de 13.5 MP's. E esta será quase sem dúvida alguma o alvo do meu proximo investimento.

Quando comprei há dois anos a pequena e excelente Canon Powershot S80 de 8MP's - a qual deu origem a algumas boas fotografias em tamaho A3+ que tenho para exposições - a Nikon nao tinha camara compacta para lhe fazer frente. Para mais com uma excelente objectiva 28-105mm f/2.8 que a Canon tem. A unica coisa que a Canon nao tem - ao invés da sua predecessora S70 - é a possibilidade de fotografar em RAW.

Pois a Nikon P6000 vem também com uma objectiva 28-105 F/2.7, -os 28 mm são para mim essenciais e o minimo que aceito ( pena nao haver com 24mm ) , - com um sensor de 1-1/7 de polegada - maior para albergar mais pixeis e manter a densidade dos mesmos tão baixa quanto possivel - fotografa em RAW - essencial para o meu trabalho -  tem GPS incorporado , estabilizador de imagem, um hotshoe externo para flash , dando a possibilidade de usar todo o sistema de flashes da Nikon e que é considerado no meio como o melhor e mais versátil sistema de flash do mundo, entre outras "mariquices" e a um preço estimado de 350 euros.

Sempre disse a quem me queria ouvir que a Canon faz melhores máquinas compactas do que a Nikon. Será que a Nikon acertou no alvo desta vez?

A ver vamos a qualidade de imagens da mesma ( 13.5 megapixeis num sensor daquele tamanho, mesmo maior, é algo que me assusta ) - Jpegs e Raw's - e talvez venha a ser a minha próxima compacta, de forma a dar algum descanso à D200  e às minhas costas, quando ando com o sistema todo atrás.

Sony Alpha A-900

A Sony lançou também o seu topo de gama, a Alpha A900, uma full-frame de 24.3 MP's efectivos.

Aproveitando todo o "know-how" da ex Konica-Minolta e o seu - da Sony -  reconhecido conhecimento no campo dos sensores e eléctrónica, pois cá está esta DSLR com um sensor CMOS.

Tem a meu ver o melhor punho extra do mercado - o mais bem desenhado - parecido com o da A700. Pode usar como todas as outras Alpha, as objectivas Sony, Carl Zeiss e também as Minolta. Portanto  escolha em objectivas nao falta.

Lembro-me quando a Sony comprou o "departamento" de fotografia da Konica-Minolta, - a Konica Minolta Maxxum 7D era uma máquina excelente - ter dito cá em casa que a Sony ia dar que falar.

E acreditem que vai mesmo. Mas a prova do pudim...está na qualidade de imagem.

A ver vamos. Uma coisa é certa: a máquina é lindissima a meu ver, relembrando as SLR's de filme antigas, nomeadamente a Canon A1,Canon F1, Nikon F2 , Olympus OM1 e OM2, entroutras.

Nikon D90

Anda tudo maluco e a lançar novas máquinas. A Nikon lançou agora a D90, que substitui  a excelente e fiavel D80. Com 12.3 megapixeis e um sensor CMOS , promete vir a ser uma máquina de meio de gama que vai dar que falar.

É também a primeira máquina DSLR que permite filmar, mas isto para mim já é uma "piliçe" desnecessária.

A ver vamos.

Novas Canon EOS 50D e EOS 5D MkII

A Canon lançou as suas novas DSLR's, a Canon EOS 50 D de 15 MP's e a EOS 5D MK II, de 21 MP's.

É evidente que a filosofia da Canon é diferente da filosofia da Nikon: Corrida aos megapixeis.

Por vezes nao entendo bem esta corrida, pois que pessoalmente penso que os megapixeis têm essencialmente a ver com o tamanho de impresssão das fotografias que se produzem. E numa full-frame , em que o tamanho do sensor não pode ser maior do que aquilo que é, quanta maior densidade de megapixeis, maior é a compressão dos mesmos o que de uma forma directa irá sem dúvida influenciar a qualidade de imagem.

Seja como fôr, esperava ver nestas novas Canon's a possibilidade de se usarem objectivas para sensores APS/cropped - nao full frame - mesmo que obtendo imagens mais pequenas, mas não. É pena sobretudo para quem tem já algum investimento em objectivas para sensores APS/cropped. Neste particular penso que a Nikon foi mais inteligente, pois quem comprar umas D700 ou uma D3, pode usar os dois tipos de objectivas.

Pensa-se que a Nikon vá fazer uma D4 com mais de 20 Mp's , com essa possibilidade também, o que e usando uma objectiva DX, se pode capturar a cerca de 12 MP's, o que é mais do que suficiente para impressões até ao tamanho A3+ ou mesmo A2.

De qualquer maneira, estas novas "entradas" da Canon vão dar que falar sem dúvida, pois serão máquinas de excelente qualidade, a exemplo das suas antecessoras.