sábado, 20 de setembro de 2008

A fotografia requer paciencia e determinação

Já aqui disse num post anterior, que a fotografia pouco mudou, sendo que a fotografia digital é mais uma conveniência de processos do que uma filosofia em si.

Há uns tempos atrás falando com alguém que se dedica também à fotografia, ouvi que tudo era muito bonito mas que depois o "revelar" a imagem no "laboratório digital" é que seria importante, senão o mais importante de tudo.

Retorqui que assim não era. A imagem - seja analógica ou digital - nasce na máquina fotográfica e tão melhor será a todos os niveis quanta mais paciência tenhamos no momento em que a estamos a compor e a ajustar em termos de medições.

Após isto, obviamente que a mesma tem de ser "revelada" , especialmente se for capturada em "cru", sem qualquer tratamento por parte do "processador" da máquina fotográfica. E obviamente que ao fazermos esta revelação devemos não só conhecer a fundo o software que temos, como também termos a noção no que, em que e quanto devemos "mexer".

E isto ,este trabalho de "revelação" digital, leva o seu tempo e requer muita paciencia e determinação por parte do fotógrafo, sendo que quanto mais tempo gastarmos na captura, menos tempo estaremos sentados à frente do computador.

E mesmo assim...a coisa demora tempo. Mas este tempo gasto desde a captura até ao resultado final após o processamento da imagem, é para mim o encanto da fotografia digital, tanto quanto eram as horas que passava na minha camara escura analógica, há muitos anos atrás.

Sem comentários: