quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Novas Canon EOS 50D e EOS 5D MkII

A Canon lançou as suas novas DSLR's, a Canon EOS 50 D de 15 MP's e a EOS 5D MK II, de 21 MP's.

É evidente que a filosofia da Canon é diferente da filosofia da Nikon: Corrida aos megapixeis.

Por vezes nao entendo bem esta corrida, pois que pessoalmente penso que os megapixeis têm essencialmente a ver com o tamanho de impresssão das fotografias que se produzem. E numa full-frame , em que o tamanho do sensor não pode ser maior do que aquilo que é, quanta maior densidade de megapixeis, maior é a compressão dos mesmos o que de uma forma directa irá sem dúvida influenciar a qualidade de imagem.

Seja como fôr, esperava ver nestas novas Canon's a possibilidade de se usarem objectivas para sensores APS/cropped - nao full frame - mesmo que obtendo imagens mais pequenas, mas não. É pena sobretudo para quem tem já algum investimento em objectivas para sensores APS/cropped. Neste particular penso que a Nikon foi mais inteligente, pois quem comprar umas D700 ou uma D3, pode usar os dois tipos de objectivas.

Pensa-se que a Nikon vá fazer uma D4 com mais de 20 Mp's , com essa possibilidade também, o que e usando uma objectiva DX, se pode capturar a cerca de 12 MP's, o que é mais do que suficiente para impressões até ao tamanho A3+ ou mesmo A2.

De qualquer maneira, estas novas "entradas" da Canon vão dar que falar sem dúvida, pois serão máquinas de excelente qualidade, a exemplo das suas antecessoras.

Sem comentários: