terça-feira, 23 de setembro de 2008

Leica S2 - A Leica "acordou "...?

Pois é, parece que sim, parece que a Leica acordou mesmo e ressuscitou.

A nova DSLR da marca - anunciada hoje e concebida na Alemanha, ora pois - promete muito, pelo menos no papel.

Primeira novidade: a S2 não será uma full-frame,...mas terá um sensor ainda maior que uma full-frame - 56% maior - com 45x30mm e terá 37,5 Megapixeis. Pelo tamanho do sensor, fica entre um full-frame - 36x23.9mm - e um "meio formato" - 48x36mm.

Sensor maior, maiores os pixeis, sendo que a densidade por cm2 deverá ser igual às full-frame topo de gama das outras marcas. À priori, deverá estabelecer critérios de performance em termos de qualidade de imagem muito para além das "full-frame" topo de gama actuais.

O sensor é um CCD - em vez de um CMOS ( temos pena ) - e a máquina é um "monstro" porque é mesmo enorme - muito a meu gosto, diga-se - e é direccionada ao mercado dos profissionais sem dúvida alguma , até porque o preço deverá "acompanhar" o tamanho do "animal".

Será acompanhada por nove novas objectivas da Leitz/Leica - dispensam quaisquer apresentações, devido à mais do que reconhecida qualidade das mesmas ( e porventura fabricadas em V.N.Famalicão ) - que vão desde os 24mm aos 210mm, sendo que só existirá uma zoom - 39~90mm - e uma 30mm "tilt & shift". De notar uma super rápida 50mm Noctilux f/0.95 - sim leram bem, f/0.95 - e duas Summilux f/1.4, uma de 21 mm e outra de 24 mm. De objectivas estamos conversados, não estamos ? Claro que estamos. Eu até estou parvo. Uma 50mm f/0.95, meus senhores e minhas senhoras, gostava eu de fotografar com uma "velocidade" destas.

O sistema terá também dois obturadores, o normal obturador de plano focal dentro da máquina e obturadores de folha dentro das objectivas para sincronizações altas com flash.

No fundo o que a Leica fez, foi juntar numa só máquina os parametros de performance de uma camara de médio formato com a ergonomia e usabilidade de uma camara tamanho "35mm".

A ver vamos no que isto vai dar, sendo que pessoalmente nao me acredito que a Leica, com todo o nome e misticismo que a marca tem, fosse meter uma argolada se nao soubessem mesmo o que estão a fazer. Seria a morte deles, mas por vezes há surpresas desagradaveis.

Se eu ganhasse o euromilhões, podem ter a certeza que comprava o sistema completo: máquina, objectivas e punho. Sempre sonhei um dia dedicar-me ao médio formato e esta seria sem dúvida a minha opção.

Aguardemos com serenidade...os resultados, nao o euromilhões ! Podem ve-la aqui

Sem comentários: