quinta-feira, 16 de abril de 2009

Cores ou preto e branco ?

As vantagens oferecidas pela fotografia digital são imensas , mas como já o disse, a fotografia digital não é uma filosofia em si mas antes  um conjunto de conveniências que são bemvindas.

A ocupação de fotografar - nao lhe chamo a "arte" de fotografar, pois acho isso um pretensiosismo - requer atenção, criatividade e conhecimentos técnicos. Requer também "escolhas" que a meu ver devem ser feitas no momento em que vamos fotografar algo que despertou o nosso interesse.

E uma dessas escolhas é se o que vamos fotografar será apresentado como uma fotografia a cores ou a preto e branco.

Na era analógica, o fotógrafo era confrontado com algo que não podia ultrapassar: ou tinha um filme monocromático na máquina e toda a sua percepção e interesse do que estava a fotografar era "visto a preto e branco " ou tinha um filme a cores instalado e a sua percepção e interesse era " colorido".

Hoje a tecnologia dá-nos o melhor dos dois mundos: podemos numa fase posterior, escolher quais a imagens que vamos "dessaturar" e as imagens que vamos publicar a cores.

Sou no entanto defensor de que antes de capturar, o fotógrafo deve desde logo e à partida saber que tipo de imagem quer. A vantagem disto , é que se decidirmos que determinada fotografia que vamos irar será por exemplo a preto e branco, todos os nossos sentidos e visão estarão ou deverão estar a "pensar" a preto e branco e no efeito que a luz, sombras, motivos e contrastes terão na imagem final a preto e branco. O inverso se aplica para uma fotografia a cores.

Acreditem que é diferente do que tirar a fotografia sem decisão prévia nenhuma e decidir depois no laboratório digital.

Coloca-se depois a seguinte questão: programamos a máquina digital para tirar a preto e branco - quando a máquina o permite - ou dessaturamos posteriormente no laboratório digital as fotografias que já capturámos como sendo " preto e branco " ?

Sem sombra de dúvida a segunda opção, pois que nos permitirá usar as " misturas de canais de côr " para darmos às nossas imagens aquele toque especial para diversos pormenores, que antigamente eram obtidos com os filtros de cor que colocávamos na frente das objectivas, quando faziamos fotografia a preto e branco.

10 comentários:

Sandra Rocha disse...

Fiquei surpreendida com o seu trabalho é excelente mas não pode deixar tanto tempo à espera de ver mais maravilhas :)
Concordo consigo prefiro tirar a corer para depois mais tarde converter a P&B, "brincamos" mais :)
Beijos.

Artur Nogueira disse...

Olá Sandra,obrigado pelos seus elogios,o meu trabalho é um trabalho de simplicidade, quero-o assim pois sempre o fiz assim em 37 anos destas andanças fotográficas

Quanto a actualizar o blog, as minhas fotografias nao são publicadas aqui mas sim no meu site - www.arturnogueira.net. Este blog é essencialmente para eu postar os meus "devaneios" sobre fotografia, informar as actualizações do site e as minhas exposições.

É também para que possamos falar todos de fotografia, de forma e espirito aberto, sem segredos patetas, pois temos todos muito a aprender uns com os outros. E porque a fotografia nao tem segredos, só para os teimosos que insistem afirmar-se diferentes dos outros.

Um beijo e fique bem.
Artur

JOTA ENE ✔ disse...

Excelente esta tua dissertação, estou sempre a aprender.

Abraço!

Artur Nogueira disse...

Bom dia Jota, aprendemos todos uns com os outros, penso eu de que !

Abraço

Sandra Rocha disse...

Só agora vi a sua resposta :) tem toda a razão.
É claro que lhe permito fazer reparos é assim que aprendemos, tem razão ainda a corrigi mas parece que ficou na mesma, fiz no Picasa (gosto de utilizaá-lo somente para esta correcção, o resto é sempre no Photoshop) e como tem quadrados as linhas ficaram direitas mas quanto mais olho para ela menos sei se está ou não :)

Beijos e um bom fds.

Artur Nogueira disse...

Sandra, olá, pois fico contente que pelo menos tenha tentado.

Muitas vezes realmente, ficamos baralhados de tanto olhar e já nem sabemos o que está direito e o que está torto.

A sua D40 não tem a possibilidade de no visor, ter a hipotese de ter umas quadriculas para se evitarem na fonte, as situações de falta de verticalidade ou horizontalidade? È que a D200 e a D80 têm, nao sei se a D40 tem essa hipotese.

Seja como for e se me permite mais uma vez, basta romar como ponto de referencia uma linha horizontal ou vertical quando estamos a tirar a fotografia e seguir a sensatez. ;-)

Beijos e bom fim de semana
Artur

Sandra Rocha disse...

O que tem no visor são 3 linhas de focagem e dá para se regular por aí.
Estas fotos têm quase um ano ainda andava à nora com a máquina e com alguma dificuldade de tirar pelo pequeno visor, estava habituada à compacta, agora já não sinto diferença.
Esta não sei como fiz mas estava bastante inclinada e no programa regulei-me pela porta que está entre-aberta e ficou direita mas se olharmos atentamente pelas linhas dá a sensação que está inclinada :)
Obrigado por estas boas dicas é sempre bom podemos conversar com quem conhece bem a fotografia e equipamento.
Beijos.

Artur Nogueira disse...

Bom dia Sandra

Nao tem nada que agradecer. Estive a ver as instruções da sua maquina e nao tem a tal função de quadricula no visor. É pena pois ajuda muito.

Seja como for, antigamente essas ajudas nao existiam e nao era por isso que as fotografias ficavam tortas. Requer sobretudo atenção.

Bom fds
Beijos
Artur

Sandra Rocha disse...

Bom dia Artur.

Tem razão, talvez quando não haja ajudas temos mais cuidado :)
Antigamente não ligava muito ao quequeria da fotografia, hoje faço com muita mais atenção e este é um dos pormenores que teho mais cuidado.

Continuação de um bom fds.
Beijos.

paulofranco disse...

Acho que você poderia escrever com letras mais claras! Seu blog é bom!
Paulo Franco - Presidente
Fotoclube de Uberlândia
Filiado à Confoto