As vantagens oferecidas pela fotografia digital são imensas , mas como já o disse, a fotografia digital não é uma filosofia em si mas antes um conjunto de conveniências que são bemvindas.
A ocupação de fotografar - nao lhe chamo a "arte" de fotografar, pois acho isso um pretensiosismo - requer atenção, criatividade e conhecimentos técnicos. Requer também "escolhas" que a meu ver devem ser feitas no momento em que vamos fotografar algo que despertou o nosso interesse.
E uma dessas escolhas é se o que vamos fotografar será apresentado como uma fotografia a cores ou a preto e branco.
Na era analógica, o fotógrafo era confrontado com algo que não podia ultrapassar: ou tinha um filme monocromático na máquina e toda a sua percepção e interesse do que estava a fotografar era "visto a preto e branco " ou tinha um filme a cores instalado e a sua percepção e interesse era " colorido".
Hoje a tecnologia dá-nos o melhor dos dois mundos: podemos numa fase posterior, escolher quais a imagens que vamos "dessaturar" e as imagens que vamos publicar a cores.
Sou no entanto defensor de que antes de capturar, o fotógrafo deve desde logo e à partida saber que tipo de imagem quer. A vantagem disto , é que se decidirmos que determinada fotografia que vamos irar será por exemplo a preto e branco, todos os nossos sentidos e visão estarão ou deverão estar a "pensar" a preto e branco e no efeito que a luz, sombras, motivos e contrastes terão na imagem final a preto e branco. O inverso se aplica para uma fotografia a cores.
Acreditem que é diferente do que tirar a fotografia sem decisão prévia nenhuma e decidir depois no laboratório digital.
Coloca-se depois a seguinte questão: programamos a máquina digital para tirar a preto e branco - quando a máquina o permite - ou dessaturamos posteriormente no laboratório digital as fotografias que já capturámos como sendo " preto e branco " ?
Sem sombra de dúvida a segunda opção, pois que nos permitirá usar as " misturas de canais de côr " para darmos às nossas imagens aquele toque especial para diversos pormenores, que antigamente eram obtidos com os filtros de cor que colocávamos na frente das objectivas, quando faziamos fotografia a preto e branco.
10 comentários:
Fiquei surpreendida com o seu trabalho é excelente mas não pode deixar tanto tempo à espera de ver mais maravilhas :)
Concordo consigo prefiro tirar a corer para depois mais tarde converter a P&B, "brincamos" mais :)
Beijos.
Olá Sandra,obrigado pelos seus elogios,o meu trabalho é um trabalho de simplicidade, quero-o assim pois sempre o fiz assim em 37 anos destas andanças fotográficas
Quanto a actualizar o blog, as minhas fotografias nao são publicadas aqui mas sim no meu site - www.arturnogueira.net. Este blog é essencialmente para eu postar os meus "devaneios" sobre fotografia, informar as actualizações do site e as minhas exposições.
É também para que possamos falar todos de fotografia, de forma e espirito aberto, sem segredos patetas, pois temos todos muito a aprender uns com os outros. E porque a fotografia nao tem segredos, só para os teimosos que insistem afirmar-se diferentes dos outros.
Um beijo e fique bem.
Artur
Excelente esta tua dissertação, estou sempre a aprender.
Abraço!
Bom dia Jota, aprendemos todos uns com os outros, penso eu de que !
Abraço
Só agora vi a sua resposta :) tem toda a razão.
É claro que lhe permito fazer reparos é assim que aprendemos, tem razão ainda a corrigi mas parece que ficou na mesma, fiz no Picasa (gosto de utilizaá-lo somente para esta correcção, o resto é sempre no Photoshop) e como tem quadrados as linhas ficaram direitas mas quanto mais olho para ela menos sei se está ou não :)
Beijos e um bom fds.
Sandra, olá, pois fico contente que pelo menos tenha tentado.
Muitas vezes realmente, ficamos baralhados de tanto olhar e já nem sabemos o que está direito e o que está torto.
A sua D40 não tem a possibilidade de no visor, ter a hipotese de ter umas quadriculas para se evitarem na fonte, as situações de falta de verticalidade ou horizontalidade? È que a D200 e a D80 têm, nao sei se a D40 tem essa hipotese.
Seja como for e se me permite mais uma vez, basta romar como ponto de referencia uma linha horizontal ou vertical quando estamos a tirar a fotografia e seguir a sensatez. ;-)
Beijos e bom fim de semana
Artur
O que tem no visor são 3 linhas de focagem e dá para se regular por aí.
Estas fotos têm quase um ano ainda andava à nora com a máquina e com alguma dificuldade de tirar pelo pequeno visor, estava habituada à compacta, agora já não sinto diferença.
Esta não sei como fiz mas estava bastante inclinada e no programa regulei-me pela porta que está entre-aberta e ficou direita mas se olharmos atentamente pelas linhas dá a sensação que está inclinada :)
Obrigado por estas boas dicas é sempre bom podemos conversar com quem conhece bem a fotografia e equipamento.
Beijos.
Bom dia Sandra
Nao tem nada que agradecer. Estive a ver as instruções da sua maquina e nao tem a tal função de quadricula no visor. É pena pois ajuda muito.
Seja como for, antigamente essas ajudas nao existiam e nao era por isso que as fotografias ficavam tortas. Requer sobretudo atenção.
Bom fds
Beijos
Artur
Bom dia Artur.
Tem razão, talvez quando não haja ajudas temos mais cuidado :)
Antigamente não ligava muito ao quequeria da fotografia, hoje faço com muita mais atenção e este é um dos pormenores que teho mais cuidado.
Continuação de um bom fds.
Beijos.
Acho que você poderia escrever com letras mais claras! Seu blog é bom!
Paulo Franco - Presidente
Fotoclube de Uberlândia
Filiado à Confoto
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