segunda-feira, 18 de maio de 2009

O estilo, a forma e o conteúdo !

Vejo a fotografia como algo de muito pessoal. Conforme defendo, a fotografia é para mim uma forma de exprimir e de parar no tempo "...um momento, uma visão, um sentimento de altura, que através de milisegundos, se conseguem "congelar" para sempre...".

Cada fotógrafo tem o seu estilo, a sua forma e o seu "conteúdo", que poderá "tocar" muitas pessoas e "passar ao lado" de outras tantas. Não existem pois para mim, fotógrafos melhores que outros mas sim fotógrafos diferentes uns do outros. Fotografia para mim é antes de mais uma forma de comunicar. E cada um comunica à sua maneira e com a sua sensibilidade particular.

Será difícil cada fotógrafo ter o seu estilo ? Não, penso que não, desde que nao tente "imitar" os trabalhos de outros fotógrafos ou pior que isso, querer-se inspirar a partir da "alma" de outro fotógrafo e na sua visão particular de como vê o mundo.

O fotógrafo deve antes de mais acreditar em si próprio e no trabalho que produz e nao ver a fotografia como uma "competição" ou forma de "agradar" aos outros. Costumo exemplificar que,  se houvesse um "concurso" entre o Dali e o Picasso, quem ganharia ? Para uns o Dali, para outros o Picasso. Ninguém ganhava. É assim que vejo a fotografia.

Tenho visto através dos anos, trabalhos de fotógrafos "anónimos" que são autênticos "hinos" à imagem fotográfica.

A técnica fotográfica essa sim, requer aprendizagem e dedicação, pois que o "estilo , a forma e o conteúdo" serão sempre propriedade pessoal e intransmissivel da mulher ou do homem que está por detrás da máquina fotográfica.

O estilo a forma e o conteúdo ganham-se com o tempo e com a confiança de que, o nosso trabalho antes de mais, diz-nos qualquer coisa em primeiro lugar a nós próprios. Se conseguirmos com isso, "tocar" os outros, melhor ainda: conseguimos comunicar com quem apreciou o nosso trabalho !

1 comentário:

Joao disse...

Boa tarde Artur Nogueira

Nao poderia estar mais de acordo consigo.

Uma dissertação clara e simples de como a fotografia deve ser vivida.

Cumprimentos
JA