sexta-feira, 18 de julho de 2008

A importância ou não da quantidade de pixéis

Não nos deixemos enganar pela corrida a um maior número de pixeis, pois que nem sempre mais é melhor; há um sem número de factores que afectam a imagem digital. 

A qualidade de um valor de pixel, pode ser descrita em termos de precisão geométrica, precisão de côr, escala dinâmica, ruido e artefactos; a qualidade de um valor de pixel, depende do número de fotodetectores que são utilizados para a determinar, a qualidade da combinação da objectiva com o sensor utilizados, o tamanho dos fotodiodos, a qualidade dos componentes da camara, o nivel de sofisticação do processador da máquina, o tipo de ficheiro em que se grava a imagem, etc.

Sensores diferentes em máquinas concebidas de forma diferente, resultam em compromissos diferentes. Por exemplo, os resultados de uma objectiva de marca independente, pode ser diferente para a mesma imagem, se utilizada com a máquina A ou B.

A precisão geométrica por exemplo está relacionada com o número de localidades de pixeis no sensor e a capacidade da objectiva em “casar-se” ou acompanhar a resolução do sensor. Por isso o resultado de uma mesma objectiva poder ser diferente se usada em camaras distintas. 

Assim e objectivamente não há forma prática e infalível de medir ou comparar qualidade de imagem, num leque tão vasto de sensores e camaras diferentes. Por exemplo um sensor tipo Foveon de 3 megapixeis, utiliza 9 milhões de pixeis – 3 camadas de 3 megapixeis para cada uma das cores RGB – e é superior a uma imagem convencional - sensor Bayer - de 3 megapixeis mas inferior a uma imagem convencional de 9 megapixeis; um sensor Bayer de 6 megapixeis de uma compacta produz imagens inferiores em qualidade se compararnos a uma imagem produzida por um sensor Bayer de 6 megapixeis de uma DSLR, porque maior. A densidade de pixeis por cm2, é menor na DSLR, o que nos indica que os pixeis são maiores para o mesmo número de pixeisno sensor.

Por exemplo a Fujifilm, nas compactas, sempre foi uma referência na qualidade de imagem dos seus sensores. Costumava-se dizer que a Fuji fazia máqunas ao contrário dos outros fabricantes: um excelente sensor, numa máquina média, enquanto que os outros faziam uma máquina excelente para um sensor médio. Para além de serem sensores SuperCCD - os pixeis em vez de serem quadrados são octogonais - são sensores com o tamanho de 1/1.7 de polegada e a Fuji sempre preferiu sensores maiores para conseguirem pixeis maiores. Uma das referências da marca foi a Fuji F31fd, uma camara de 6,3 megapixeis, ( 14 mpixeis por cm2 ) com uma qualidade de imagem excelente, mesmo a ISO's elevados, sendo que actualmente as novíssimas F50fd e F100fd, com um sensor milimericamente maior ( 1/1.6" ) mas com 12 megapixeis ( 25mpixeis por cm2 ) continuam a ter uma qualidade de imagem muito boa, mas já em nada comparavel à da irmã mais velha, a F31fd, especialmente a ISO's mais elevados. E esta menor capacidade a ISO's mais elevados tem logo à nascença a ver, com a quantidade de pixeis comprimidos, numa quase idêntica area do sensor.

Assim o importante é sabermos para que vamos utilizar as nossas fotografias e nao corrermos atrás dos “ mais megapixeis” quando vamos comprar uma camara e estarmos contentes com as imagens que produzimos com a nossa máquina, para o fim a que se destinam. As necessidades de quem publica somente na internet ou quer ver somente as fotografias num computador ou publicar num albúm digital, é completamente diferente de quem quer imprimir as suas fotografias e mesmo dentro deste nicho, depende no tamanho em que as queremos imprimir.

Sem comentários: