sexta-feira, 23 de maio de 2008

Ou sai bem...ou não sai.


Uma das minhas frases preferidas na fotografia é que " um fotógrafo deve passar mais tempo atrás da sua máquina do que à frente do seu computador ".

No dia em que esta frase me veio à cabeça, estava longe de saber através dos tempos o quão certa a mesma está.

A fotografia é feita na máquina fotográfica e quanto mais bem feita ela ficar, menos tempo temos de passar atrás do computador, até porque os softwares, por muito bom que sejam não conseguem a partir de determinada fase da revelação digital, ultrapassar uma imagem que ficou má, especialmente - e a maior parte das vezes - no que toca a exposição.

Os softwares actuais têm uma série de ferramentas úteis, potentes e importantes que nos ajudam muitas vezes a encontrar o justo equilibrio nas imagens que revelamos. Só que esse mesmo equilibrio só é possivel de obter quando a imagem original é também equilibrada. Que adianta um software ter por exemplo "recuperação" de sombras ou luzes altas, se a informação contida na imagem original, não está lá ? Nao serve de nada e muitas vezes torna o resultado pior. Sou adepto da simplicidade e sobretudo de uma exposição cuidada quando capturamos a imagem.

Há uns dias fui parar a um local onde estava a ser exposta uma colecção de fotografias a cores -por sinal e no seu todo, bem conseguida - apesar do autor a meu ver "puxar" demasiado as cores no software. Se numas o efeito até que era agradável, noutras o exagero originou "posterizações" desnecessárias e que só o foram porque a imagem original " nao deixava " que se passassem os limites, apesar da teimosia do artista.

Resultado: algumas imagens não estavam de forma alguma capazes para terem sido impressas e muito menos expostas.

Portanto o que digo é que se tome atenção quando se tira a fotografia, de forma a que a mesma fique com um histograma equilibrado e consistente e resulte numa imagem equilibrada e agradável  de ser vista.

A fotografia conforme digo e repito, não tem segredos. Exige sim tempo e atenção.

Sem comentários: