sexta-feira, 9 de maio de 2008

Definição de manipulação de imagens - A Minha


Tema quente, este da manipulação da imagem, nos meios da fotografia digital.

Antigamente na fotografia analógica - e digo antigamente pois que a mesma está moribunda - um fotógrafo limitava-se - pelo menos eu - a tirar fotografias com diversas objectivas, filtros de cor - que no PB davam diferenças notaveis conforme o efeito que se desejava - usavam-se filmes diferentes, mesmo que com sensibilidades iguais, pois que o resultado final era diferente também e depois do filme revelado, limitava-me a usar papeis de diverso grau, quisesse eu mais ou menos contraste na imagem final...e não se passava disto.

Hoje a coisa pia de maneira diferente, pois que as possibilidades dadas pela era digital são imensas senão infinitas. Cabe aqui a cada um, definir a sua forma de estar na fotografia e até que ponto é que quer ou não "esticar" a sua imagem final. Conforme digo, uma boa fotografia nasce na nossa cabeça, passa à máquina fotográfica e acaba na "revelação e ampliação da imagem". Mas nasce sobretudo na nossa cabeça e se virmos bem, acaba também na nossa cabeça na altura em que "vimos" a fotografia.

No fundo a pergunta que se coloca é assim: " para determinada fotografia, o fotógrafo produziu-a com a sua técnica na máquina fotográfica ou com a sua técnica no sofware de edição ?"

Obviamente que para revelarmos digitalmente as nossas fotografias, necessitamos do software apropriado, sendo que e na minha visão, não serão manipuladas as imagens que:

- resultem de uma única exposição ou captura;
- tenham os ajustes comuns "em toda a imagem" relativamente a curvas, balanços de cor, focagem, dessaturação para preto e branco, etc;
- tenham artefactos de poeiras ou sujidades no sensor, apagadas no software;
- tenham ajustes de aberrações cromáticas e lineares

serão manipuladas as imagens que:

- resultem de diversas exposições ou fragmentos diversos de várias exposições;
- tenham correcções de perspectiva;
- ajustes comuns "só em parte da imagem".
 
Isto vale o que vale, mas é o que eu penso sobre a matéria.

Sem comentários: