segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Opera Browser

Porque razão coloco aqui um post sobre um browser de internet ? Vão já compreender de seguida.

O Opera , apesar de muito pouco conhecido ou utilizado, é para mim o mais rápido e seguro browser da internet. Já os experimentei todos, desde o IE7, ao Firefox, e a todos os "clones" que usam o motor Trident do IE , ou o motor Gegko do Firefox  e o Opera é desde há muito tempo - já vai na versão 9.5 e comecei-o a utilizar na versao 7.0 há uns aninhos atrás - o meu browser de eleição. Porquê?

Em primeiro lugar a rapidez do mesmo a abrir páginas web; em segundo lugar por trazer com ele um sem numero de funcionalidades -sem serem add-ons como no Firefox - que o tornam extremamente seguro e customizavel pelo utilizador; em terceiro porque foi o Opera que nos anos 90 introduziu o "tabbed" browsing, quando os outros ainda nem sabiam o que isso era; em quarto lugar porque tem incluido um RSS newsreader, um downloader Torrent, um excelente programa de email entroutros;

Mas o que mais gosto no Opera tem a ver com a fotografia. Porquê? Porque é o unico que tem um visualizador das propriedades de uma fotografia que estejamos a ver, dando acesso a toda a informação metadata da mesma, ou o chamado "ficheiro Exif". Isto desde que a metadata esteja apensa á fotografia que estamos a ver e nao tenha sido excluida após a edição de imagem. O Firefox tem um add-on que tenta fazer o mesmo mas que nao é de todo tão eficaz quanto esta funcionalidade presente no Opera.

Por todas estas razões e mais algumas, "Opera rules"

2 comentários:

JOTA ENE ✔ disse...

Concordo. Só funciono com o IE e Opera. Firefox nem vê-lo, gostos e funcionalidades não se discutem.

Abraço!

Artur Nogueira disse...

Caro jota ene, gostos não se discutem sem dúvida, funcionalidades talvez...se bem possam estar interligados, no caso dos browsers.

Já agora, já experimentaste o Google Chrome ? Então experimenta.

Um abraço !