quarta-feira, 23 de abril de 2008

A fotografia não tem segredos


Aos 15 anos quando montei o meu primeiro laboratório fotográfico, num espaço exíguo que ainda restava no meu quarto de adolescente, mal sabia eu que aos 51 - rica capicua esta - estaria eu a abrir este blog para falar sobre fotografia.

Passaram 36 anos, 10 dos quais - entre 1991 e 2001 - interrompi toda a minha actividade fotográfica amadora sem no entanto ter perdido a paixão por isto. Em 36 anos aprendi muito sobre fotografia - e continuo a aprender - fiz muitas asneiras, gastei muito dinheiro com este hobby e sempre fui fazendo fotografia, com o apoio de toda a minha familia e de alguns amigos.

Hoje em dia todos somos fotógrafos - basta termos um simples telemóvel para "tirar uma fotografia " - mas nem todos " fazemos fotografia ". E quando digo " nem todos ", não me estou a colocar num grupo restrito de "iluminados fotógrafos", pois que o não sou, antes pelo contrário, pois acredito que, quem tenha gosto por isto pode sempre vir a ser um bom fotógrafo.

A fotografia não tem segredos, - só tem aqueles que as pessoas insistem em mantê-los - necessita sim de quatro coisas fundamentais : interesse, dedicação, conhecimentos técnicos e imaginação. Penso que estas 4 condições estão ao alcançe de quem goste de fotografia, de quem queira "fazer fotografia".

Fazer fotografia é algo que toma tempo, é algo que pode ser cansativo - no bom sentido - mas extremamente recompensador. Mas acreditem que não tem segredos. Tem sim como tudo, um caminho de aprendizagem , um campo de testes permanentes, pois para mim a arte ou não arte em que a fotografia se pode transformar, reside no "olho " de cada fotógrafo, reside na sua sensibilidade, na sua atitude, na sua abordagem de como vê o mundo e na forma como comunica essa mesma visão.

Não quero guardar segredos relacionados com a fotografia - pois que os não tenho - quero sim partilhar com todos os frequentadores deste blog, os meus conhecimentos, as minhas experiências e sobretudo e também: aprender.

Sem comentários: