domingo, 27 de abril de 2008

Concursos de fotografia ? Não obrigado


Muitas vezes os meus amigos/as me perguntam o porquê de não participar em concursos de fotografia.


Penso que a fotografia é como quase toda a arte, o espelho da alma do fotógrafo e que tal não pode ser mensurável ou mesmo comparável com nada. Acho injusto que um júri, formado por um painel quiçá de "iluminados", determine que "X" obra é melhor que "Y". Fazer-se "competição" na arte e nomeadamente em fotografia é algo que não entendo nem nunca conseguirei entender.

Para mais por vezes vejo obras que ganham prémios e fico a olhar para elas e pergunto-me: "Mas que raio tem isto de especial ". Serei injusto pois que para além do sentido estéctico e da técnica, uma coisa não é visível aos olhos de muita gente, nem aos meus: a alma, o porquê daquela imagem existir.

Costumo dizer que seria como colocarem o Dali e o Picasso a concurso: quem ganharia ? Um é melhor que o outro ? Ou são ambos diferentes e tocam diversas pessoas de diversas maneiras diferentes?

Eis o porquê de nunca ter entrado e de nunca entrar em concursos de fotografia, por mais "inócuos" que eles sejam ou pareçam.

Sem comentários: