quarta-feira, 30 de abril de 2008

Analógico vs Digital


Nasci para a fotografia no analógico e porque o preto e branco era na altura a forma mais barata de se fazer fotografia em casa, a minha passagem para o digital não foi feita sem uma forte resistência da minha parte.

Por razões saudosistas e nostálgicas, não encarei muito bem o advento da fotografia digital, onde tudo era mais simples e onde à partida os conhecimentos não seriam tão exigentes a nível técnico de laboratório digital como o eram no laboratório analógico. Hoje, passados 7 anos no digital e depois de ter começado a imprimir as minhas imagens, cheguei à "minha" conclusão de que não é tão linear quanto isso.

Penso antes de mais que a fotografia em si não mudou tanto quanto se pensa, pois que a imagem a meu ver será sempre feita da mesma forma: na máquina fotográfica, com a sensibilidade e técnica do fotógrafo. Ao ver as minhas imagens actuais e as antigas, muitas delas com o mesmo motivo, a minha fotografia não mudou mesmo nada no que se refere à tal sensibilidade e forma técnica de abordagem . Em termos qualitativos, pois e mercê das enormes evoluções a nível de sensores e máquinas fotográficas, a diferença na prova final não será tão grande como há uns anos atrás, comparando o analógico com o digital.


Será que vale a pena às pessoas que querem começar a "fazer fotografia", passarem pela aprendizagem da técnica e do laboratório da fotografia analógica ? Penso sinceramente que não, até porque os custos hoje em dia, de se fazer fotografia convencional em casa, serão eventualmente superiores aos da fotografia digital, para uma diferença de qualidade que cada vez é menor.

Como em tudo, a fotografia digital tem um caminho de aprendizagem que e para quem queira "fazer fotografia" a sério, tem também as suas técnicas que, não sendo difíceis, têm de ser bem entendidas, respeitando a meu ver a imagem original. E então quando chegamos à impressão de trabalhos com qualidade, é necessário saber-se mesmo o que se anda a fazer.

Penso que a fotografia convencional está moribunda - tenho pena, acreditem que tenho por razões de nostalgia principalmente - e que a fotografia, como acima disse, não mudou tanto quanto se pensa, sendo que o digital é mais um conjunto de conveniências que são bemvindas, do que uma filosofia em si.

Sem comentários: