quinta-feira, 16 de abril de 2009

Cores ou preto e branco ?

As vantagens oferecidas pela fotografia digital são imensas , mas como já o disse, a fotografia digital não é uma filosofia em si mas antes  um conjunto de conveniências que são bemvindas.

A ocupação de fotografar - nao lhe chamo a "arte" de fotografar, pois acho isso um pretensiosismo - requer atenção, criatividade e conhecimentos técnicos. Requer também "escolhas" que a meu ver devem ser feitas no momento em que vamos fotografar algo que despertou o nosso interesse.

E uma dessas escolhas é se o que vamos fotografar será apresentado como uma fotografia a cores ou a preto e branco.

Na era analógica, o fotógrafo era confrontado com algo que não podia ultrapassar: ou tinha um filme monocromático na máquina e toda a sua percepção e interesse do que estava a fotografar era "visto a preto e branco " ou tinha um filme a cores instalado e a sua percepção e interesse era " colorido".

Hoje a tecnologia dá-nos o melhor dos dois mundos: podemos numa fase posterior, escolher quais a imagens que vamos "dessaturar" e as imagens que vamos publicar a cores.

Sou no entanto defensor de que antes de capturar, o fotógrafo deve desde logo e à partida saber que tipo de imagem quer. A vantagem disto , é que se decidirmos que determinada fotografia que vamos irar será por exemplo a preto e branco, todos os nossos sentidos e visão estarão ou deverão estar a "pensar" a preto e branco e no efeito que a luz, sombras, motivos e contrastes terão na imagem final a preto e branco. O inverso se aplica para uma fotografia a cores.

Acreditem que é diferente do que tirar a fotografia sem decisão prévia nenhuma e decidir depois no laboratório digital.

Coloca-se depois a seguinte questão: programamos a máquina digital para tirar a preto e branco - quando a máquina o permite - ou dessaturamos posteriormente no laboratório digital as fotografias que já capturámos como sendo " preto e branco " ?

Sem sombra de dúvida a segunda opção, pois que nos permitirá usar as " misturas de canais de côr " para darmos às nossas imagens aquele toque especial para diversos pormenores, que antigamente eram obtidos com os filtros de cor que colocávamos na frente das objectivas, quando faziamos fotografia a preto e branco.