quinta-feira, 28 de maio de 2009

LightZone


Andava nestes últimos dias preocupado em arranjar um software simples e eficaz que pudesse aconselhar aos meus formandos de Iniciação á Fotografia Digital. Se tenho pelo GIMP um carinho especial, sei que o mesmo para alguém se iniciar nestas andanças, se pode tornar muito confuso e até de certa forma " tirar o entusiasmo" a alguns. Por outro, o Capture NX sendo aquilo que é - excelente - faz mais sentido para proprietários de camaras Nikon. Assim e querendo arranjar um editor "não destrutivo" decidi experimentar o LightZone, que já conhecia há uns tempos mas que nunca tinha experimentado e penso ser uma boa aposta para quem se quer iniciar e aventurar na edição fotográfica digital.

Que tem o LightZone de especial ? Pois para além de ter , alguns "perfis" ou "estilos" incluidos que podem ajudar a facilitar o resultado final - a exemplo do Lightroom da Adobe que conheço bem - , tem também a possibilidade de se trabalhar a imagem por zonas de forma bastante simples e eficaz. Aliás é este o principal atributo do programa. De certa forma faz a mesma coisa que faz o NX ( pessoalmente prefiro a simplicidade desconcertante do NX ) e de forma muito simples e sobretudo entendivel por quem queira trabalhar com o programa. O programa faz a edição não destrutiva da imagem e guarda as imagens editadas em JPEG ou TIFF, com a extensão " *.lzn " no fim, o que nos dá a hipótese de ao abrirmos estas imagens um dia mais tarde, temos todos os estágios ou passos que utilizámos para trabalhar a imagem, a exemplo dos ficheiros nativos do Photoshop, Gimp e Capture NX entreoutros. A imagem original é assim preservada. Faz também a edição das imagens RAW que possamos abrir e querer trabalhar dentro do LightZone.

No fundo, aquilo que demoramos cerca de 20 minutos a fazer no Photoshop ou Gimp, demora 10 minutos a fazer no LightZone - ou Capture NX - e de forma competente. Tem uma série de ferramentas muito boas para edição avançada de imagem, sendo que o tratamento por "zonas" é muito intuitivo e de fácil aprendizagem. Claro que como em tudo, deveremos ler o ficheiro de ajuda, que é muito bom e facilmente "digerível". Pelo meu lado, ainda o estou a descobrir mas garanto-vos que é algo que vale a pena experimentar.

Sem comentários: