segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Opera Browser

Porque razão coloco aqui um post sobre um browser de internet ? Vão já compreender de seguida.

O Opera , apesar de muito pouco conhecido ou utilizado, é para mim o mais rápido e seguro browser da internet. Já os experimentei todos, desde o IE7, ao Firefox, e a todos os "clones" que usam o motor Trident do IE , ou o motor Gegko do Firefox  e o Opera é desde há muito tempo - já vai na versão 9.5 e comecei-o a utilizar na versao 7.0 há uns aninhos atrás - o meu browser de eleição. Porquê?

Em primeiro lugar a rapidez do mesmo a abrir páginas web; em segundo lugar por trazer com ele um sem numero de funcionalidades -sem serem add-ons como no Firefox - que o tornam extremamente seguro e customizavel pelo utilizador; em terceiro porque foi o Opera que nos anos 90 introduziu o "tabbed" browsing, quando os outros ainda nem sabiam o que isso era; em quarto lugar porque tem incluido um RSS newsreader, um downloader Torrent, um excelente programa de email entroutros;

Mas o que mais gosto no Opera tem a ver com a fotografia. Porquê? Porque é o unico que tem um visualizador das propriedades de uma fotografia que estejamos a ver, dando acesso a toda a informação metadata da mesma, ou o chamado "ficheiro Exif". Isto desde que a metadata esteja apensa á fotografia que estamos a ver e nao tenha sido excluida após a edição de imagem. O Firefox tem um add-on que tenta fazer o mesmo mas que nao é de todo tão eficaz quanto esta funcionalidade presente no Opera.

Por todas estas razões e mais algumas, "Opera rules"

segunda-feira, 11 de agosto de 2008

A importância de bem calibrar os monitores

Tudo na fotografia digital é importante e deve ser cuidadosamente escolhido e parametrizado de acordo com as nossas necessidades.

Desde a escolha do hardware - máquinas, objectivas e demais acessórios relacionados, impressoras, scanners, computadores, monitores, etc - a suportes - papel, tintas - software de edição de imagem, etc, tudo tem a sua importância no resultado final das imagens que produzimos.

Não menos importante e pertinente é a correcta calibragem dos monitores dos nossos computadores que muitas vezes nem nos lembramos de a fazer acertadamente. O resultado - ou mau resultado - pode ser à partida uma má reprodução das cores e  tonalidades, um visionamento errado da  escala tonal e dinâmica. E o que resulta disso é por exemplo nós trabalharmos uma imagem de determinada forma nos nossos computadores e quando a mesma aparece num outro computador, nada tem a ver com aquilo que fizemos em termos de aproveitamento dessas mesmas tonalidades e pequenas nuances que podem existir na imagem.

E pensamos: "mas que raio se passa aqui? É o meu computador que está mal calibrado ou o computador do outro?"

Existem inúmeros calibradores profissionais, caros mas quero aqui deixar duas pistas interessantes para que possamos pelo menos ter uma ideia de que até que ponto os nossos monitores estão minimamente calibrados de forma correcta.

A primeira pista encontra-se aqui.

Podemos de forma simples e rápida ajustar os nossos monitores em termos de brilho e contraste , sem termos de dar voltas à cabeça. Mais simples que isto, nao deve haver.

Para ajustar o "gamma", podemos ir aqui.

Ou até aqui

Basta para tal, seguir as instruções e ajustar os diversos parametros. De referir que o gamma normal de um computador com sistema operativo Windows é de 2.2. e de 1.8 em Mac.

Depois existe também um software que é independente de qualquer driver de monitor que tenhamos instalado e que nos proporciona um sem número de modificações seguras que podemos fazer nas nossas placas gráficas. Esse software chama-se "Powerstrip" e pode ser encontrado aqui

O programa pode ser usado de forma gratuita e o registo custa pouco menos de 20 euros, pagamento único com direito aos upgrades gratuitos.

Boas calibragens